sábado, 6 de junho de 2009

Sessão Coletiva 1. TP1 - Unidade 1

Para aumentar a nossa motivação, assistimos a um pequeno vídeo que mostra a importância de enfrentarmos os nossos medos e as dificuldades do dia a dia, principalmente as dificuldades encontradas em nossas salas de aula. Logo após o vídeo, iniciamos as atividades propostas na oficina.


Foi assim, com este pensamento que nos dias 04 e 05 de junho iniciamos o nosso encontro presencial com os cursistas do GESTAR II (GeStAlEiRoS) em Posto da Mata e em Nova Viçosa - BA.
A Sessão Coletiva 1, foi destinado ao "gestaleiros" a praticarem seus conhecimentos em : números decimais, medidas de massa e superfície, razão e proporção, porcentages, representações gráficas com construção e interpretação de tabelas e gráficos, noção de média e escalas.Resolvendo a seguinte situação problema:
Divididos em grupos de 6 participantes, cada um dos membros do grupo calcularam o seu Índice de Massa Corporal (IMC), e sem o uso de calculadora, assim feito, o grupo encontra a média de seus IMC's afim de saber se o grupo como um todo está ou não no peso adequado.

Realizados os cálculos, cada grupo de "Gestaleiros" escolherão um relator, onde este estava anotando as formas mais interessantes e criativas para resolver esta sitação problema, anotando tudo em um cartaz, afim de ser apresentado aos colegas dos outros grupos à frente da sala.


Após a apresentação desses grupos, observamos e discutimos as principais dificuldades encontradas pelos "gestaleiros" para realização das atividades, enumeramos as dificuldades citadas e as colocamos em um outro cartaz, afim de encontrar em nossas discurções, possíveis soluções para sanar as dúvidas encontradas.


Partimos então à 3º parte de nosso encontro, onde foi apresentado aos cursistas gestaleiros na temática e nos conteúdos matemáticos, o que trabalharemos na próxima unidade; Observando e discutindo a veracidade ou falsidade de uma tabela apresentada.
Pois bem, foi um ótimo encontro com os professores GeStAlEiRoS, pois os mesmos se mostraram muito motivados e interessados pelo curso, realizaram as atividades propostas na TP 1, e estão se mostrando muito motivados nas realizações das oficinas. É um aprendizado muito grande a troca de conhecimentos e dificuldades.





Foi assim, com esta coletividade trocando experiências que estávamos encerrando o nosso encontro, e por fim, escultamos a música "Eu vou seguir", interpretada por Marina Elali, musica esta que nos fala da satisfação pessoal que se obtém sabendo:


"Eu vou tentar sempre,
E acreditar que sou capaz

De levantar uma vez mais;

Eu vou seguir sempre,
Saber que ao menos eu tentei
E vou tentar mais uma vez".
(Marina Elali - Eu vou seguir)


- GeStAlEiRoS e bLOgUeIrOs!
"Não importa o tamanho de medo ou de seu erro, o que realmente importa, é saber que você vai acordar a cada dia sabendo que tentou e que vai tentar mais uma vez".

Vitor Viana Rios

Que Deus possa estar sempre ao lado de cada um e em qualquer decisão.

Uma ótima e produtiva semana a todos!
Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário