quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sessão Coletiva 3. TP2 - Unidade 5

Nesses últimos dias 25 e 29 de Junho, estavamos juntos em mais uma sessão coletiva, demos início agradecendo a Deus por nos capacitar a cada dia, por nos dar sentido à vida e por nos abençoar a cada dia. Após estes agradecimentos a Deus, realizamos uma dinâmica com barbante que nos mostra a importância de trabalharmos juntos em equipe, de estarmos bem com todos e que todos que escutarem sobre nós, escute bem.
Após este momento passamos então a realizar a nossa tarefa do dia. Dividimos a turma em grupos de 4 componentes para juntos encontrarmos uma forma de se calcular quantos metros é a pele que reveste o corpo humano.
Com os grupos já formados, os cursistas passaram a debater formas de realizar os cálculos pra encontrar os valores mais aproximados possíveis, e com fitas métricas deram início as medições de
um dos integrantes do grupo.
Encontradas as possíveis respostas para esta situação problema, os grupos escolheram um dos integrantes para ser o relator e em um cartaz foram expostos os métodos escolhidos pelo grupo à estar calculando em metros a pele do corpo humano.









Os grupos mostraram as formas escolhidas para realizar esta tarefa para um grande grupo, assim os grupos retornaram a se reunir e observando as diferentes formas de realizar a tarefa e as ideias que mesmo distintas se encontram de alguma forma. Observando estes detalhes partiram então a observar qual das formas trabalhadas se aproxima mais dos resultados apresentados na tabela a seguir.

Retornando aos grupos, passamos a trabalhar com um mapa conceitual. Mapa este que cada grupo colocou os conteúdos matemáticos trabalhados em torno de um único tema.Então a trabalhamos com um pouco de proporção, diretas, inversas e não proporcionais, onde cada um dos participantes deram exemplos dessas grandezas e criaram gráficos expondo estes exemplos.



Assim, partimos à 3ª parte de nossa sessão coletiva onde realizamos um levantamento que nos mostrará qual esporte é supostamente melhor para nós e se nós somos ou não sociáveis.Foi assim amigos e colegas GESTALEIROS que demos fim a esta sessão coletiva. Agora que você sabe qual é o seu temperamento e qual é o melhor esporte a se praticar, reúna-se com os colegas de seu convívio que tenham o mesmo tipo de esporte e temperamento para juntos realizarem atividades esportivas.

Um ótimo encontro este né? Pois bem! Espero todos para o nosso próximo encontro presencial. Continuemos com os nossos estudos e veremos que na próxima unidade continuaremos a falar de esportes e de diferentes conhecimentos matemáticos.

Uma ótima semana a todos!!!
Que o Senhor esteja sempre a frente de tudo que irão realizar.

Até breve!!!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sessão Coletiva 2. TP1 - Unidade 3

Aula surpreendente!!!
É isso mesmo "getaleiros", foram momentos de muito aprendizado e cooperação. Nestes dias 18 e 22 de Junho, nos encontramos novamente para realizarmos mais esta oficina do GESTAR II.



Realizamos cálculos, trocamos experiências e assim estamos a cada dia acrescentando algo a mais às nossas metodologias e didáticas para o ensino da Matemática em nosso município.






Foi um momento de colocarmos a mão na massa e o "miolos" para funcionar. Trabalhamos nesta 2º sessão coletiva o "assustador" IR = Imposto de Renda, como já havíamos estudado na TP1 unidade 3 e 4, aprendemos a calcular o nosso IR, e assim descobrir se pagaremos ou seremos restituídos o IR.







Logo após este momento de trabalho "coletivo mental", os gestaleiros cursistas escolheram um relator, ou seja, um dos membros do grupo foi apresentar as estratégias mais interessantes e as principais dificuldades para ser realizado os cálculos da situação problema no seu grupo.



Feito isso, passamos então à 2º parte de nossa oficina, momento este destinado a TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA onde confeccionamos um "factral", este que foi adaptado do texto "Descobrindo a magia dos fractais com cortes de papel", publicado na revista Educação e Matemática, da Associação de Professores de Matemática de Portugal, no 55, nov/dez de 99.

Assim colocamos a "mão na massa" e começamos a confecção desses factrais, momento onde os cursistas trabalharam com geometria, arte, recortes, pintura, frações e porcentagem. Observando a "magia" do efeito que este factral apresenta podemos trabalhar vários conhecimentos matemáticos de uma forma divertida e diferente.



Com a participação de todos e realizados as nossas tarefas, partimos então à 3º parte de nosso encontro onde foi feita uma leitura coletiva do assunto que iremos trabalhar nas unidade 5 e 6 do TP2, leitura esta que deixou para nós professores a seguinte reflexão escrita em um provérbio inglês.

"Menos vezes menos dá mais
As razões para isso
Só o bom Deus
Sabe quais"


Agradeço a vocês colegas de trabalho e colegas de GESTAR II pela ativa participação e empenho em desenvolver o programa GESTAR II, assim, juntos possamos a cada dia subir mais um degrau a caminho do SUCESSO. Agradeço a Deus por nos presentear a cada manhã com o milagre da vida e nos dar capacidade de a cada dia crescer pessoalmente e profissionalmente.
Assim amigos gestaleiros, nos despedimos mais uma vez e vamos voltar a nossas casas e salas de aula para podermos buscar com carinho, atenção e energia, ler e fazer as atividades que propomos.
Em breve nos encontraremos novamente na oficina do GESTAR II !!!
Bons estudos, uma ótima e ungida semana a todos!

sábado, 6 de junho de 2009

Sessão Coletiva 1. TP1 - Unidade 1

Para aumentar a nossa motivação, assistimos a um pequeno vídeo que mostra a importância de enfrentarmos os nossos medos e as dificuldades do dia a dia, principalmente as dificuldades encontradas em nossas salas de aula. Logo após o vídeo, iniciamos as atividades propostas na oficina.


Foi assim, com este pensamento que nos dias 04 e 05 de junho iniciamos o nosso encontro presencial com os cursistas do GESTAR II (GeStAlEiRoS) em Posto da Mata e em Nova Viçosa - BA.
A Sessão Coletiva 1, foi destinado ao "gestaleiros" a praticarem seus conhecimentos em : números decimais, medidas de massa e superfície, razão e proporção, porcentages, representações gráficas com construção e interpretação de tabelas e gráficos, noção de média e escalas.Resolvendo a seguinte situação problema:
Divididos em grupos de 6 participantes, cada um dos membros do grupo calcularam o seu Índice de Massa Corporal (IMC), e sem o uso de calculadora, assim feito, o grupo encontra a média de seus IMC's afim de saber se o grupo como um todo está ou não no peso adequado.

Realizados os cálculos, cada grupo de "Gestaleiros" escolherão um relator, onde este estava anotando as formas mais interessantes e criativas para resolver esta sitação problema, anotando tudo em um cartaz, afim de ser apresentado aos colegas dos outros grupos à frente da sala.


Após a apresentação desses grupos, observamos e discutimos as principais dificuldades encontradas pelos "gestaleiros" para realização das atividades, enumeramos as dificuldades citadas e as colocamos em um outro cartaz, afim de encontrar em nossas discurções, possíveis soluções para sanar as dúvidas encontradas.


Partimos então à 3º parte de nosso encontro, onde foi apresentado aos cursistas gestaleiros na temática e nos conteúdos matemáticos, o que trabalharemos na próxima unidade; Observando e discutindo a veracidade ou falsidade de uma tabela apresentada.
Pois bem, foi um ótimo encontro com os professores GeStAlEiRoS, pois os mesmos se mostraram muito motivados e interessados pelo curso, realizaram as atividades propostas na TP 1, e estão se mostrando muito motivados nas realizações das oficinas. É um aprendizado muito grande a troca de conhecimentos e dificuldades.





Foi assim, com esta coletividade trocando experiências que estávamos encerrando o nosso encontro, e por fim, escultamos a música "Eu vou seguir", interpretada por Marina Elali, musica esta que nos fala da satisfação pessoal que se obtém sabendo:


"Eu vou tentar sempre,
E acreditar que sou capaz

De levantar uma vez mais;

Eu vou seguir sempre,
Saber que ao menos eu tentei
E vou tentar mais uma vez".
(Marina Elali - Eu vou seguir)


- GeStAlEiRoS e bLOgUeIrOs!
"Não importa o tamanho de medo ou de seu erro, o que realmente importa, é saber que você vai acordar a cada dia sabendo que tentou e que vai tentar mais uma vez".

Vitor Viana Rios

Que Deus possa estar sempre ao lado de cada um e em qualquer decisão.

Uma ótima e produtiva semana a todos!
Até breve!